Warning: ob_start(): output handler 'ob_gzhandler' conflicts with 'zlib output compression' in /home/tocad/public_html/apoio/config.php on line 4
Restaurante Toca da Garoupa
Nossa História
A Toca da Garoupa foi inaugurada em 31 de dezembro de 1986, numa típica festa de amigos.
No dia seguinte, o restaurante foi surpreendido por intenso movimento. A notícia se espalhara, por conta dos primeiros clientes e seus paladares exigentes que haviam inaugurado o cardápio. Nascia assim o Restaurante Toca da Garoupa, que, já nos seus primeiros anos de atividade, firmou-se definitivamente como referência na especialidade em frutos do mar.

A razão do extraordinário sucesso esteve sempre ligada à paixão de seu proprietário, Ney Mund Filho (Neco), pelo mar. Mergulhador profissional, homem-rã, com curso na Marinha, Neco se dedicava à pesca submarina e já era um expert na captura da garoupa, peixe arredio que habita as águas que banham os costões.

Como todos os pescadores experientes, Neco conhece os meneios desse peixe que, ao prenunciar o perigo, procura uma toca para se esconder, com a vantagem de ter uma coloração escura, camuflagem natural que o confunde com a cor do terreno pedregoso dos costões. O fascínio de Neco pela fauna e a vida marinhas e particularmente pela pesca da garoupa, rendeu o nome do restaurante e a idéia para um de seus pratos mais desejados: a famosa Moqueca de Garoupa.

A outra paixão de Neco, a esposa Ana Maria, divide com ele a administração do restaurante desde o início. Também apreciadora do mar, da natureza e da gastronomia, até hoje Ana Maria ainda encontra tempo para produzir algumas das sobremesas oferecidas no cardápio. O casal tem três filhos: Mariana, Adriana e Ney Mund Neto.

Utilizar frutos do mar rigorosamente frescos e saborosos é o diferencial do restaurante desde a inauguração. Mais tarde, o crescente movimento obrigou seus proprietários a selecionarem alguns fornecedores para suprir a grande demanda, mas sempre com a exigência de qualidade absoluta.

Como não poderia deixar de ser, o mar sempre foi o tema central da decoração da Toca da Garoupa, com inspiração num barco. No espaço que corresponderia ao convés ficam as mesas, enquanto algumas escotilhas permitem observar a cozinha, de onde saem as deliciosas moquecas, coquilles, camarões, lagostas e outras especialidades da gastronomia marinha comandada pelo Chef Fernando Lima.

Toda essa dedicação fez da Toca da Garoupa o destino obrigatório de turistas, homens de negócio, executivos e amantes da gastronomia da Ilha.

Em 2000, foi implantado um novo projeto que contemplou desde a diversificação do cardápio, com a inclusão de novos pratos, até a compra de novos equipamentos.

O novo projeto de gestão idealizado por Neco incluia a meta de alcançar o cobiçado Selo Internacional de Segurança Alimentar, concedido pelo International Food Safety Council, órgão internacional que outorga certificação de qualidade aos restaurantes. Para habilitar-se a esta certificação, a empresa submeteu-se uma complexa revisão e adequação de seu processo de produção de acordo com as exigências das normas do IFSC, que envolveu, inclusive, a reforma e adequação da área de produção e o treinamento de todos os colaboradores.

O resultado desse intenso trabalho fez da Toca da Garoupa o primeiro restaurante brasileiro a receber o Selo Internacional de Segurança Alimentar, distinção que consagra os melhores restaurantes do mundo. A entrega da certificação aconteceu no dia 6 de novembro de 2001, na sede da empresa, num evento que se transformou num marco de fundamental importância para a história da gastronomia brasileira.
48 3223.1220  --  
Rua Alves de Brito, 178 Centro Florianópolis - SC